Marilene Silva

Psicóloga e Psicopedagoga

Como a Música Pode Ajudar Nos Sintomas da Depressão

A música pode ser uma ferramenta poderosa quando se lida com a depressão. Pode haver uma ou muitas músicas distintas que farão você se sentir feliz novamente.

Se você está lidando com um problema emocionalmente desafiador, a música pode ajudá-lo a chorar e liberar sentimentos reprimidos de mágoa, dor e raiva.

A música provoca emoções e tem o poder de mudar o humor!

A música tem um efeito direto sobre o cérebro, pois estimula vários centros de bem-estar e neurotransmissores a ilicitar uma resposta particular. Para a maioria, não importa qual música cada indivíduo prefira, a resposta é positiva.

Uma meta-análise de 400 estudos publicados nas Tendências em Ciências Cognitivas; descobriu que a música tem um efeito fisiológico direto no corpo.

Um estudo em que pesquisadores avaliaram pacientes em cirurgia descobriu que aqueles que foram designados para a música em contraste com grupos que tomaram medicamentos anti-ansiedade tiveram menos ansiedade e níveis muito mais baixos do hormônio do estresse, o cortisol. Pesquisadores descobriram que isso é uma evidência convincente sobre o poder dos usos medicinais da música.

Várias outras pesquisas mostraram que os pacientes podem se beneficiar da música, pois se recuperam mais rapidamente, precisam de menos anestesia e têm maior probabilidade de se recuperar bem quando o cirurgião toca músicas na sala de cirurgia.

Cerca de 80% da equipe operacional acredita que a música os ajudou a fazer seu trabalho também.

A música é poderosa. Aqui estão algumas maneiras que a música pode ajudar a sua depressão:

  • A música pode ajudá-lo a superar seus problemas. Em suas noites mais escuras, é difícil ver através de suas emoções. Há boas notícias. Não fique aí sentado. Deixe o poder mágico da música tomar seu efeito. Se você está triste e chora, tudo bem. Lágrimas são expressões que liberam depressão. A música permite que você expresse suas emoções. Um estudo do British Journal mostrou que a música pode ajudar você a se sentir catártico, mas você não é realmente um estudo médico para provar isso.
  • Música muda de humor. Quando você está cansado, um ritmo otimista pode fazer você se sentir mais enérgico, quando você está para baixo, uma música feliz pode elevá-lo, estas são as maneiras em que a música pode inspirar você a lidar melhor com sua depressão e melhorar seu humor.
  • Música inspira criatividade. Se você achar necessário um blog, criar um novo website ou correr mais rápido na esteira, mas não puder fazer essas coisas porque está deprimido, permita que a música o incentive a lidar com sua depressão. Apenas fique quieto e ouça sua música favorita. Pesquisadores na Finlândia descobriram que sua mente entra em um modo diferente, quando seu cérebro ouve música. E esse modo inspira criatividade. Isso não acontece apenas com artistas; Os técnicos também podem se beneficiar ouvindo música. A musicoterapia, quando combinada com o tratamento padrão, incluindo terapia e medicação, pode ajudá-lo a lidar de uma forma muito eficiente com a depressão.
  • Música ajuda a sua respiração. A música pode diminuir sua respiração ou acelerar sua frequência cardíaca. Todo mundo responde a música. Você pode achar que seu pé está se movendo enquanto seu corpo balança para a música. Você pode até ir a um concerto e encontrar o baixo em seu peito.
  • A música pode ajudar a diminuir sua pressão sanguínea. Tente ouvir música reggae, música celta ou música clássica para diminuir a pressão arterial. Segundo a Sociedade Americana de Hipertensão, a pesquisa nos diz que esta tarefa simples pode reduzir bastante a sua pressão arterial. A pesquisa nos diz que a música pode melhorar o movimento em pessoas com deficiência neurológica com doença de Parkinson ou AVC, pode melhorar o desempenho atlético e diminuir o estresse.
  • A música pode prevenir o suicídio. Os sons da música podem ser extremamente poderosos. Foi demonstrado que previne o suicídio. A música pode ser uma maneira de ajudar as pessoas a superar a ideação suicida associada à depressão.
  • Ouça o tempo certo. Uma música de andamento lenta e meditativa tem um efeito relaxante na respiração e retarda o batimento cardíaco. Música mais rápida fará o efeito oposto. Aumenta o seu ritmo cardíaco e o estado respiratório. Você pode ser o encarregado de sua mente e corpo, apenas selecionando as músicas que você gosta. Da próxima vez que estiver se sentindo deprimido, tente ouvir um ritmo meditativo lento.
  • Música reduz a dor corporal. As letras e a melodia podem ajudar a reduzir ou pelo menos diminuir parcialmente a dor das pessoas. De acordo com o jornal “Journal of Advanced Nursing”, ouvir música pode diminuir a capacidade de tolerar a dor. É usado para tratar a dor da osteoartrite, artrite reumatoide, problemas de disco em até 21 por cento. Isso significa muito enquanto você está sofrendo e especialmente se sua depressão está relacionada à dor.

A música é uma ferramenta poderosa para lidar com a depressão. Não deixe de experimentar a música que melhor ajuda você a lidar com a depressão.

Rosiléia Lopes - CRP 05/49842 - Projeto Amo Alguém com Depressão

Rosiléia Lopes - CRP 05/49842 - Projeto Amo Alguém com Depressão

Tenho o compromisso de divulgar os benefícios da psicologia como ciência, para promoção de saúde mental, entendendo que somos seres integrais e dotados de uma subjetividade complexa, sendo assim, mostrar que a psicologia nos auxilia a entrar em contato com quem somos de verdade, possibilitando desenvolver o que há de melhor em cada um de nós.

Acessar Site do Projeto

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!