Marilene Silva

Psicóloga e Psicopedagoga

Existe Cura Para a Depressão?

A pessoa com depressão pode ter uma vida funcional?

Uma das maiores dificuldades ao conviver com uma pessoa com depressão, é não saber se ela sairá desse estado um dia. A depressão age no corpo, na mente ou no seu comportamento? A resposta é que ela age das três formas. Então como vamos falar em cura se não temos como criar um padrão de certo ou errado para o comportamento do ser humano? Para isso, precisamos entender que quando falamos da melhora da depressão, falamos em estado funcional da pessoa, e esse estado funcional nunca é perfeito, sempre terá altos e baixos, assim como a vida. A depressão é um transtorno mental causado por uma complexa interação orgânica, psicológica e ambiental. Ela age nos genes, nos hormônios, neurotransmissores, nutrientes, na autoestima, pensamentos, na personalidade, nas crenças, nos fatores socioculturais e ambientais. E para tratar esse transtorno, precisamos de uma rede de estratégias que abranja toda a diversidade de aspectos.

O Que Podemos Melhorar Com a Psicoterapia?

Os principais aspectos trabalhados pela psicoterapia são: baixa autoestima, culpa, raiva, angústia, sentimentos de inferioridade, intolerância a frustração, perdas, carência, dependência, ansiedade, pensamentos negativos, sentimentos de rejeição, desamparo, ressentimento, mágoa, falta de organização de tarefas, procrastinação, falta de habilidades sociais, falta de sentido na vida, além dos aspectos sazonais influenciados pelas contingências das estações do ano ou de vivências em lugares insalubres, etc.

Medicamentos Podem Ajudar?

As intervenções médicas vão interagir nos aspectos químicos cerebrais através de antidepressivos para atuar na falha de transmissão dos impulsos nervosos. Ansiolíticos para os sintomas de ansiedade e nos aspectos relacionados a insônia, entre outros grupos medicamentosos para controle ou prevenção de outros transtornos. Nos aspectos hormonais, se for identificado rebaixamento dos níveis dos hormônios da tireóide ou de hormônios sexuais como o estrogênio, faz-se necessário controle hormonal. A ministração e ingestão de vitaminas, interage sobre o controle de alimentação, além de atividades físicas para manutenção e suporte para os outros tratamentos.

Por Que a Psicologia não Fala em Cura para a Depressão?

Por esse motivo, falar em cura é simplificar demais todo processo de recuperação e todos esses aspectos envolvidos. A psicologia oferece um discurso mais coerente e equilibrado sobre o assunto. Ao invés de dizer que a pessoa foi curada, ela apresenta a explicação de que a pessoa voltou a ter uma vida funcional, ou seja, consegue levar uma vida que faça sentido pra ela, que consiga interagir com as pessoas de forma saudável, que passe a criar e buscar seus objetivos, conseguindo dosar suas dores e suas alegrias de forma equilibrada, mas sempre cuidando para que os fatores que desencadearam o transtorno não voltem a dominar sua vida. Quando você ler ou ouvir promessas de cura da depressão, duvide das intenções, pois você pode estar sendo guiado por um profissional pouco amparado pela psicologia que está te conduzindo de forma incompleta, e talvez até se aproveitando da sua dor. Dor essa, que também está presente no meu dia a dia de psicóloga e de mãe de uma pessoa com depressão. Então, lembre-se: a psicologia não usa o termo cura, mas te leva a prestar atenção em todos os fatores da vida onde a depressão interfere e guia a pessoa para uma vida funcional.

Os 3 Erros ao Ajudar Alguém Com Depressão

Falei aqui da complexa interação orgânica, psicológica e ambiental. Considerando que familiares e amigos fazem parte da interação ambiental onde se dá o convívio, eles passam a ter um papel muito importante no dia a dia com as pessoas que convivem com a depressão. Pensando nisso, eu preparei um e-book grátis com os 3 maiores erros que atrapalham famílias a ajudar uma pessoa com depressão. No e-book você saberá o que é necessário para melhor lidar com quem tem depressão e o que será necessário para você garantir não só o seu bem estar, mas também de toda família. Clique aqui para baixar agora o e-book.
Rosiléia Lopes - CRP 05/49842 - Projeto Amo Alguém com Depressão

Rosiléia Lopes - CRP 05/49842 - Projeto Amo Alguém com Depressão

Tenho o compromisso de divulgar os benefícios da psicologia como ciência, para promoção de saúde mental, entendendo que somos seres integrais e dotados de uma subjetividade complexa, sendo assim, mostrar que a psicologia nos auxilia a entrar em contato com quem somos de verdade, possibilitando desenvolver o que há de melhor em cada um de nós.

Acessar Site do Projeto

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!